domingo, 20 de fevereiro de 2011

São Thomé das Letras - MG

São Thomé das Letras está localizada no pico de uma montanha de pedra, incrustada na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar. O céu é muito azul e a cidade é envolvida por um vale intensamente verde, onde se escondem magníficas grutas, cachoeiras, cavernas sem fim e ladeiras onde os carros sobem sozinhos.

Vindo por Três Corações, acesso por estrada toda asfaltada, o branco prateado das pedras transformadas em alimento faz lembrar montanhas cobertas de neve. Vindo por Baependí, pelo Caminho Velho da Estrada Real, vislumbra-se o muro natural das pedras guardiãs, que faz lembrar a Cidade dos Incas.

Cercada de mistério e magia, São Thomé é considerada uma das capitais ufológicas do país. Tendo diversos relatos de moradores que ja "avistaram" objetos voadores não identificados sobrevoando a cidade.

A lenda dos "UFOS" não é a única que cerca São Thomé. A gruta do Carimbado, onde muitos dizem não ter fim, é uma caverna com uma passagem de até 1,70m de altura. Onde o máximo explorado até hoje foram 15km caverna adentro por uma equipe da Rede Globo de televisão.

Vista de uma das pedreiras da cidade.

A montanha branca, cenário esculpido após a exploração humana em busca do Quartzo, ou pedra São Thomé, como é mais conhecida na região, pode ser vista a quilomêtros de distância. Praticamente toda a cidade foi construída da pedra, de casas a muros e ruas.

Os moradores são muito carismáticos, marca registrada de todo povo mineiro. A cidade, embora com construções simples, é muito acolhedora e as paisagens maravilhosas encantam crianças e adultos.

Não há hotéis ou pousadas de luxo na cidade, os visitantes irão encontrar apenas locais que lembram muito as fazendas antigas do estado de São Paulo, o que não quer dizer que falta conforto, muito pelo contrário!


Igreja feita totalmente de pedra São Thomé.

Para comer, eu recomendo o Restaurante "O Alquimista" que, nas 2 vezes que estive na cidade, possuia 2 unidades na rua principal da cidade, em frente a igreja.
Com a tipica comida mineira e um preço muito bom, o restaurante vai agradar até os paladares mais exigentes.
Recomendo, aos que apreciam, experimentar a "Caipirinha com pinga da roça". Simplesmente ótima.

A cidade possui centenas de cachoeiras, trilhas, cavernas e paisagens deslumbrantes, a câmera digital com muita bateria e espaço na memória e fundamental nesta viagem.

Pegue informações no Hotel/Pousada em que se hospedar, há vários passeios guiados pelos principais pontos turísticos da cidade. EVITE os "pirralhos" e "maltrapilhos" que, assim que você chega na cidade, se oferecem para levá-lo para conhecer a cidade. De preferência a PROFISSIONAIS e LEGALIZADOS, evitando dores de cabeça maiores com possivéis furtos, afinal, você é o TURISTA!!!

Detalhes mais completos você pode encontrar em:


Abraços e até a próxima pessoal!!


Meia lua usada por Cássia Eller


Restaurante O Alquimista.





Ótima Pizzaria com pizza na pedra.



Casa sendo contruída com pedra São Thomé.

 


domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ilha Anchieta - Ubatuba - SP

Localizado no município de Ubatuba, o Parque Estadual da Ilha Anchieta é uma área de proteção ambiental criado através do decreto de lei 9.629 de 29 de Março de 1977 do Estado de São Paulo e administrado pelo Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. É uma das áreas protegidas no estado de maior importância dada sua riqueza histórica e natural que compõe seu cenário.


Fachada do antigo presídio.
Com uma área de 826 hectares (8,26 km²), a ilha abriga a paupérrima fauna, a maioria introduzidos na Ilha em 1983 pelo Zoológico de São Paulo. Hoje a ilha possui uma superpopulação de capivaras, macacos-prego, saguis, quatis, gambás, lagartos, tatus e cutias. Levantamentos científicos constataram a presença de apenas 72 espécies de aves, entre as quais: sabiá, juriti, tangará, tié­sangue, colerinha, saíra, bem-te-vi, atobá, gaivota e beija-flor. Algumas espécies devem ter sido extintas devido ao corte de madeiras, fogo, caça e recentemente pela predação de ninhos pelas espécies exóticas, como coatis e saguis. A grande maioria dos animais introduzidos abrigam doenças transmissíveis ao homem. Além disso a ilha possui o mosquito vetor de gripe aviária.


Nas águas cristalinas que cercam a ilha são encontrados cardumes de tainhas, robalos, carapaus, sardinhas, peixes voadores e tartarugas marinhas, protegidos por um polígono de interdição de pesca de qualquer modalidade. No Parque Estadual é proibido acampar, pescar, retirar do mar ou dos costões qualquer espécie de flora ou fauna marinha, colher mudas, cortar plantas, levar animais domésticos e abrir caminho pela mata.
Quem estiver disposto a uma caminhada, pode fazer trilhas pela ilha. Costões cercados de Mata Atlântica levam à Praia do Sul. A Ilha encanta seus visitantes com suas sete praias. A trilha da prainha tem 530 metros de extensão. Liga a Praia do Presídio à praia do Engenho, onde grandes rochas formam uma piscina natural no mar.


Diversas espécies da vida marinha podem ser vistas em suas águas claras e transparentes. O acesso a ilha é feito desde o Saco da Ribeira (há passeios de escuna de turismo a partir da praia do Itaguá). Mas cuidado com as jararacas, a ilha está repleta de cobras. Procure sempre andar de botas nas trilhas, cada ano pelo menos 2 turistas são picados por jararacas.
A ilha recebe 90 mil turistas por ano, a grande maioria no carnaval e semana santa.
No passado, a ilha era um presídio de segurança máxima que abrigava os piores bandidos do Estado de São Paulo.
Em 1952, esse presídio protagonizou a pior rebelião da história do sistema carcerário, com vários presos e policiais mortos em confrontos durante dias na ilha, sem contar as tentativas de barbáries que os detentos queriam contra os parentes dos funcionários que moravam na ilha.

A rebelião de 52 foi um dos principais motivos para que o presídio fosse desativado na ilha e criassem outros estabelecimentos prisionais como a Casa de Detenção de São Paulo, no bairro do Carandiru. Até hoje, a ilha tem histórias de fantasmas de presos que vagam por ali. Além disso, a Vera Cruz fez um filme anos depois que tratou do assunto, "Mãos Sangrentas".

Celas da antia prisão.



Família de Capivaras em um lago no parque.



Uma das praias da Ilha.

Praia da Ilha.


Você pode escolher partir de várias praias para a Ilha e vários tipos de barcos. Eu sai da praia do centro em uma Escuna. A viagem durou cerca de 1:30 a 2:00 horas, mas a paisagem e as paradas para mergulho valem a pena.

Dica:  Leve água e um lanche para comer. NADA é vendido na Ilha, e muitas vezes o que é VENDIDO nos barcos acabam durante a ida... E não se esqueça, NÃO DEIXE e NÃO RETIRE nada da Ilha!


Rio de Janeiro - Video Full HD

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Rio de Janeiro - RJ

Rio 40 graus Cidade maravilha purgatório da beleza e do caos....

Como já dizia Fernandinha Abreu... Cidade Maravilha e purgatório da beleza e do caos.
No Rio as culturas raciais e sociais se misturam em contrastes, creio eu, que pouco vistos em todo o mundo. Não é difícil você encontrar em Copacabana, o bairro mais famoso do Brasil, pessoas sem teto dormindo em caixas de papelão ao lado do glamuroso Copacabana Palace Hotel.
Mas como o objetivo não é falar de problemas sociais, até porque se tratando de Brasil, isso existe mais do que qualquer outra coisa, não é mesmo, vamos falar das maravilhosas paisagens Cariocas.


Não há como você não se arrepiar ao ver o Morro da Urca pela primeira vez e se espantar com a maravilha do Pão de Açucar.
Somados ao estilo da Marina da Glória, Aterro do Flamengo e Botafogo, eu acho a paisagem mais linda da cidade. Até mesmo comparado a Lagoa Rodrigo de Freitas com o Cristo ao fundo.

O número de pessoas que frequentam a região próxima a Urca para uma caminhada, cooper, Yoga, tênis ou somente para passar um tempo tendo uma vista perfeita, é muito inferior a das baladadas praias do Leblon ou Barra. Mas esta região tem um charme que somente sentindo na pele da para explicar.

Seguindo o fluxo da orla, você chega as praias do Leme, a esquerda após sair da Av. Princesa Isabel, ou Copacabana a direita, ambas na maravilhosa Av. Atlântica. O ponto maior da avenida, que conta com nomes de peso como o Hotel Windsor, Arena, Miramar é, sem dúvida alguma o imponente Copacabana Palace Hotel.

A magia por trás desta construção magnifica é imensa. Reduto dos famosos e milionários brasileiros (ou não), que vem ao Rio, o hotel tem uma arquitetura única e
exuberante.

Vale a pena pasar nos fundos do hotel, na Av. Nossa Senhora de Copacabana e ver grandes paineis com fotos do entorno do hotel durante sua inauguração, e ver como erá a geografia do local antes de ser aterrado.



Seguindo sentido a Barra da Tijuca, passando pela grandiosa Lagoa Rodrigo de Freitas, você é maravilhado com uma vista linda da Lagoa e da floresta da Tijuca ao fundo, com a estatúa do Cristo Redentor abençoando a cidade no topo da floresta.

Localizada próxima aos bairros mais nobres da cidade, a Lagora Rodrigo de Freitas é um cenário único, em uma cidade que possui praticamente todas as paisagens necessárias para se tornar única no mundo!

A Lagoa impressiona pelo seu tamanho, beleza e localização. Tendo o Cristo como padrinho, a lagoa conta ainda com o Jockey Club e a sede do Clube de Futebol e Regatas do Flamengo . No local você vê muitas familias levandos os filhos para passear e casais apaixonados contemplando a beleza.


Seguindo em frente, temos as vedetes cariocas, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca.
Reduto dos ricos e famosos, não é difícil você cruzar com Luana Piovani tomando sol em Ipanema ou Romário jogando futevolei na Barra.

    Além das centenas de barzinhos e shoppings do trajeto, a vista da Av. Niemeyer é simplesmente linda.

   Tendo as ilhas Cagarras ao fundo e belas praias na extensão, ao final ainda somos presenteados pela belissima pedra da Gávea.
   Chegando a Barra da Tijuca, o ponto forte é a praia do Pepê, onde o quiosque com o mesmo nome é o ponto de encontro mais popular. Diversas novelas da televisão brasileira são gravadas neste trecho.

    Aconselho que vocês separem no minimo 6 dias para curtir o território carioca. 2 para conhecer os pontos mais badalados e paisagens históricas e 4 para curtir as dezenas de praias belissimas e de aguás claras.


 Este foi um pouquinho do Rio de Janeiro, cidade realmente ABENÇOADA POR DEUS!!! Dona de uma beleza única e vista somente aqui neste Brasil maravilhoso.




Até a próxima e boa viagem!!





sábado, 5 de fevereiro de 2011

Trindade - RJ

Ah Trindade!!! Dona de uma das mais belas paisagens que já apreciei!!

Trindade é um dos destinos mais importantes do município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

Localizada a 30Km do trevo de Paraty e, aproximadamente 50Km de Ubatuba, está situada dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu.

Suas belíssimas praias, trilhas e cachoeiras recebem turistas do Brasil e do mundo. A vila de Trindade oferece muitas opções de hospedagem, compras e gastronomia, sempre mantendo um
estilo rústico, característico do lugar.
O acesso até a vila parte da Rodovia Rio-Santos, atualmente esta 100% pavimentado e requer apenas um pouco de atenção dos motoristas em relação a suas curvas e descidas que, ao final, revelam uma das mais belas imagens do litoral brasileiro!

Informações podem ser encontradas no site:
 http://www.paraty.com.br/trindade/

Trindade é um de meus destinos favoritos, em Setembro/11 estarei novamente contemplando o maravilhoso trabalho que Deus fez neste lugar!!







   


IPUIUNA - MG

Bom dia pessoal!!
Hoje vou falar da pequena, mas acolhedora, cidade de Ipuiuna - MG.
A cidade, conhecida como a TERRA DAS BATATAS,  fica a cerca de 40km de Pouso Alegre e Andradas. Com a tradicional hospitalidade do povo mineiro, a cidade oferece vistas maravilhosas do alto de suas montanhas.
A foto abaixo foi tirada na Pousada Rural (www.pousadarural.com.br), que possui excelente estrutura para receber familias ou casais para finais de semana e feriados. Com a tipica comida mineira, salão de jogos, piscina, passeio a cavalo e uma vista inesquecivel.
Ainda na cidade existem outras opções de pousada, como a Vale Encantado, localizada dentro da cidade. Possui piscina, campo de futebol, salão de festas e eventos, fazenda e animais para a diversão da garotada.
Por sinal amanhã, 06/02, estarei indo a Ipuiuna visitar meus sogros, não podendo é claro, faltar uma paradinha na Adega Casa Geraldo, dos tradicionais vinhos Campino (www.casageraldo.com.br), em Andradas.


    Vista da Pousada Rural - Ípuiuna - MG

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Primeira #01

Brasil Afora..

Olá pessoal tudo bem?!
Esta é minha primeira postagem e também meu primeiro blog.
Sou uma pessoa que AMA viajar, colocar o pé na estrada e conhecer este "Brasilzão de meu Deus."
Aqui vou estar postando fotos e "causos" das viajens feitas por mim e também de você!!
Se você fez uma viajem legal, conheceu lugares inacreditavéis, envie uma foto com descrição que postarei aqui.
Vamos dividir experiências e botar o pé na estrada neste BRASIL AFORA!!

Abraços..


Dirley's Nigra