São Thomé das Letras está localizada no pico de uma montanha de pedra, incrustada na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar. O céu é muito azul e a cidade é envolvida por um vale intensamente verde, onde se escondem magníficas grutas, cachoeiras, cavernas sem fim e ladeiras onde os carros sobem sozinhos.
Vindo por Três Corações, acesso por estrada toda asfaltada, o branco prateado das pedras transformadas em alimento faz lembrar montanhas cobertas de neve. Vindo por Baependí, pelo Caminho Velho da Estrada Real, vislumbra-se o muro natural das pedras guardiãs, que faz lembrar a Cidade dos Incas.
Cercada de mistério e magia, São Thomé é considerada uma das capitais ufológicas do país. Tendo diversos relatos de moradores que ja "avistaram" objetos voadores não identificados sobrevoando a cidade.
A lenda dos "UFOS" não é a única que cerca São Thomé. A gruta do Carimbado, onde muitos dizem não ter fim, é uma caverna com uma passagem de até 1,70m de altura. Onde o máximo explorado até hoje foram 15km caverna adentro por uma equipe da Rede Globo de televisão.
Vista de uma das pedreiras da cidade. |
A montanha branca, cenário esculpido após a exploração humana em busca do Quartzo, ou pedra São Thomé, como é mais conhecida na região, pode ser vista a quilomêtros de distância. Praticamente toda a cidade foi construída da pedra, de casas a muros e ruas.
Os moradores são muito carismáticos, marca registrada de todo povo mineiro. A cidade, embora com construções simples, é muito acolhedora e as paisagens maravilhosas encantam crianças e adultos.
Não há hotéis ou pousadas de luxo na cidade, os visitantes irão encontrar apenas locais que lembram muito as fazendas antigas do estado de São Paulo, o que não quer dizer que falta conforto, muito pelo contrário!
Igreja feita totalmente de pedra São Thomé. |
Para comer, eu recomendo o Restaurante "O Alquimista" que, nas 2 vezes que estive na cidade, possuia 2 unidades na rua principal da cidade, em frente a igreja.
Com a tipica comida mineira e um preço muito bom, o restaurante vai agradar até os paladares mais exigentes.
Recomendo, aos que apreciam, experimentar a "Caipirinha com pinga da roça". Simplesmente ótima.
A cidade possui centenas de cachoeiras, trilhas, cavernas e paisagens deslumbrantes, a câmera digital com muita bateria e espaço na memória e fundamental nesta viagem.
Pegue informações no Hotel/Pousada em que se hospedar, há vários passeios guiados pelos principais pontos turísticos da cidade. EVITE os "pirralhos" e "maltrapilhos" que, assim que você chega na cidade, se oferecem para levá-lo para conhecer a cidade. De preferência a PROFISSIONAIS e LEGALIZADOS, evitando dores de cabeça maiores com possivéis furtos, afinal, você é o TURISTA!!!
Detalhes mais completos você pode encontrar em:
Abraços e até a próxima pessoal!!
Meia lua usada por Cássia Eller |
Restaurante O Alquimista. |
Ótima Pizzaria com pizza na pedra. |
Casa sendo contruída com pedra São Thomé. |